Hoje, 22 de março, é o Dia Mundial da Água. Criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas na chamada Agenda 21, um dos principais resultados da conferência Rio-92 e que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais (ONGs) e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais.
A água é um bem precioso e insubstituível. É um elemento da natureza, um recurso natural. Na natureza podemos encontrar a água em três estados: sólido (gelo), gasoso (vapor) e líquido. Ainda classificando a água ela pode ser: doce, salobra e salgada.
É de domínio público e de vital importância para a existência da própria vida na Terra. A água é um recurso natural que propicia saúde, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam o abastecimento das populações, a irrigação, a produção de energia, o lazer, a navegação.
De acordo com a “Gestão dos Recursos Naturais da Agenda 21, a água pode ainda assumir funções básicas, como:
•Biológica: constituição celular de animais e vegetais.
•Natural: meio de vida e elemento integrante dos ecossistemas.
•Técnica: aproveitada pelo homem através das propriedades hidrostática, hidrodinâmica, termodinâmica entre outros fatores para a produção.
•Simbólica: valores culturais e sociais.