sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PLANO DE CONTINGÊNCIA DA DENGUE É APRESENTADO EM REUNIÃO


Membros do Comitê de Controle da Dengue de Nova Santa Rosa estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira (25), no Miniauditório Subprefeito Reimpoldo Schweig. O encontro teve como pauta a saúde pública, no que se refere aos casos de Dengue, que vêem aumentando principalmente na região oeste do estado. Na oportunidade, marcaram presença o chefe do Posto de Guaíra, Alberto Fernandes, e o supervisor da 20ª Regional de Saúde, Posto de Guaíra, Gilson Barreiros.


A cooperação de todos no combate ao mosquito, Aedes Aegypti, foi um dos pontos tratados com maior enfoque durante a reunião. O coordenador dos trabalhos de controle da doença no município, José Garai (Zinho), e a enfermeira, Viviane da Silva, ressaltaram as ações que estão em andamento em Nova Santa Rosa e a situação do município frente à doença. “No último arrastão da Dengue, realizado no decorrer deste mês, aproximadamente 15 caminhões de lixo foram recolhidos, inclusive recipientes que serviam para o acumulo de água e proliferação do mosquito”, alerta Zinho.

Cooperação Comunidade


Em 2009, a Secretaria de Saúde registrou um caso importado da doença (adquirido fora do município) e, este ano, o trabalho das agentes junto à comunidade tem auxiliado no combate à Dengue. “As agentes estão levando saúde para as residências, mas na maioria dos casos as pessoas se sentem ameaçadas. Indiferente da opinião da comunidade nós precisamos fazer o nosso trabalho e notificar as moradias onde são encontradas larvas do mosquito”, explica o coordenador de combate à doença.
Durante o encontro, os membros do comitê receberam o plano de contingência da doença contendo estratégias de ações. O documento visa reduzir a infestação pelo mosquito, detectar precocemente os casos da doença reduzindo as formas graves de maior seqüela. “Nós é que somos responsáveis em estar eliminando o mosquito do nosso quintal. A situação é alarmante porque para cada caso confirmado podemos considerar mais 30 na área de atuação do mosquito”, alerta o chefe do Posto de Guaíra.




e fique por dentro do Trabalho da Secretaria de Saúde de Nova Santa Rosa - PR

Nenhum comentário: