quarta-feira, 29 de julho de 2009

ECOCLUBE PARTICIPA DA VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

ECOCLUBE PARTICIPA DA VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL



Reunir o maior número de pessoas para o exercício da cidadania. Esse foi o objetivo da 8ª Conferência de Assistência Social de Nova Santa Rosa. Propostas para efetivar o controle social no Sistema Único da Assistência Social (SUAS) foram apresentadas durante encontro em Nova Santa Rosa. A 8ª Conferência do setor reuniu lideranças municipais, entre elas o mandatário Norberto Pinz, representante do Ecoclube, Fabiano Cassimiro, e também, representantes do F.E.A - Formação de Educadores e Educadoras Ambientais, sendo que, Fabiano foi colaborador no trabalho em Grupo. O evento realizado, na manhã da última quinta-feira (23) de Julho, teve como sede o Centro Cultural Gustavo Fischer. Para demonstrar de que forma o controle social acontece na prática a técnica da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP), Ione Bello, do escritório regional de Cascavel, ressaltou a temática do evento. “A participação ativa da comunidade no SUAS ocorre, efetivamente, através do controle social”. A técnica explica que a sociedade organizada deve intervir nas políticas públicas, interagindo para a definição de prioridades na elaboração de planos e ações do município. “O objetivo é acompanhar a aplicação dos recursos e a execução dos programas. A fiscalização vem no sentido de auxiliar e não criticar. A Administração Municipal segue normas legais e quem acompanha deve ter conhecimento de todo o processo”, esclarece.
Para Ione é preciso conhecer a realidade do município com a meta de atender as famílias para a garantia de um futuro melhor, estável e independente. “O trabalho da Secretaria de Ação Social só terá resultado se for realizado em conjunto com os membros do Conselho Municipal de Assistência Social”, reforça.Programas Ação SocialNa oportunidade a secretária de Ação Social, Ivone Rode Pinz, apresentou os inúmeros programas desenvolvidos no município. As atividades envolvem além das famílias - crianças, adolescentes, jovens e idosos - atendendo cada faixa etária com trabalhos específicos. “Tivemos avanços significativos em nosso município nos últimos anos. Hoje, estamos em processo de implantação do SUAS. O novo modelo privilegia e efetiva a participação popular”, menciona. Elaboração PropostasA elaboração de propostas foi um dos momentos produtivos da conferência e participação efetiva da comunidade. Quatro grupos de discussão foram organizados com o objetivo de incentivar a pluralidade de idéias. Além das propostas, o espaço foi utilizado para eleger o Conselho Municipal de Assistência Social e os membros que representarão Nova Santa Rosa na Conferência Regional.
Sandra e Fabiano foram colaboradores do Grupo de Estudos 4 –tendo como Tema: "Bases para Garantia do Financiamento da Assistência Social (A Justiça Tributária que queremos)", assim, o resultado obtido, foram a confecção de 4 propostas (abaixo):
PROPOSTA 1
Disponibilização de Capacitações/ Cursos par ampliação dos conhecimentos do Conselho Municipal da Assistência Social
PROPOSTA 2
Aumento de Profissionais capacitados para atuarem no CRÁS, estes disponíveis para atendimento à Comunidade Local e distrital, bem como, estes estarem atuando com Projetos e Ações em Setores da Saúde e Educação de todo o município, principalmente: fisioterapeutas para estarem desenvolvendo projetos referentes a posturas e posições adequadas, desde crianças até idosos.
PROPOSTA 3
Instituir “Academia Aberta” para todos os distritos bem como para a Sede, através da instalação de aparelhos de Ginástica nos pontos de referência, para a melhoria da Qualidade de Vida da população em geral.
Estas foram encaminhadas a Equipe da Secretaria Municipal de Ação Social, para sistematização e após, seguindo para a Conferência Regional que acontecerá em Cascavel em Agosto.

Nenhum comentário: